segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O Que Você Precisa Saber Sobre: A Pele #1

Para ter o cuidado adequado com a pele, é preciso conhecê-la, pra entender cada tipo de pele e suas necessidades.
Bom, primeiramente, a pele é o maior órgão do corpo humano, e acumula muitas funções:
  • Equilibrar a temperatura do corpo;
  • Proteger os órgãos do meio externo;
  • Impedir a perda de água do organismo.
  • É usada para transmitir informação entre o corpo e o mundo exterior através das suas inúmeras terminações nervosas as quais recebem estímulos tácteis, térmicos e de dor.

Ela é composta por três camadas com características e funções diferentes são elas, da mais profunda a mais superficial:

  • A Hipoderme: Formada por basicamente células de gordura, essa é a camada que mantém a temperatura do corpo, acumula energia para funções do organismo e serve como proteção contra traumas físicos;
  • A Derme: Na derme, estão as proteínas de colágeno e elastina, dão a resistência e a elasticidade da pele, contém também os vasos sanguíneos, muitas células imunitárias, glândulas sudoríparas, folículos pilo-sebáceos, receptores sensoriais que reagem à pressão ou temperatura, e terminações nervosas dor-sensíveis.Os cremes noturnos e sérums penetram até essa camada, promovendo a produção de colágeno e elastina para melhorar a textura da pele.
  • A Epiderme: É a camada que tem a queratina, que evita a perda de água, e a melanina que dá cor à pele e a protege do sol. Os cremes mais leves, como os de formulação diurna, agem nessa área, estimulando a renovação celular e fortalecendo a estrutura das células.

Na epiderme também se encontra o manto hidrolipídico, uma camada de suor e gordura que nosso corpo produz pelas glândulas sudoríparas e sebáceas, esse manto protege a pele de agressões externas, previne a evaporação da água e evita que a pele se resseque. Além de manter o pH da pele entre 4,5 e 6,5, acido o suficiente para protegê-la de bactérias.
Contudo, lavar a pele diminui a presença do manto hidrolipídico e é por isso que é preciso usar produtos específicos para cada tipo de pele, para manter a pele hidratada e protegida.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Total de visualizações

Arquivos

Facebook

Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Ao Ponto Com Elas | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates