A acne é o conjunto de várias lesões – cravos, espinhas e nódulos. O cravo é o sinal de que o poro entupiu, e, quando aparece a espinha, é porque ele inflamou e está cheio de bactérias. E os nódulos resultam do agravamento dessa inflamação. Tanto as espinhas quanto os nódulos têm presença de pus.
A acne pode ter origem: genética, psicológica (estresse excessivo) e/ou cosmética.
A acne adulta é classificada por graus.
- Grau 1: Você só tem cravinhos
- Grau 2: Você tem cravos e espinhas
- Grau 3: Você tem cravos e muitas espinhas, alguma delas com pus.
- Grau 4: Você tem cravos, espinhas, pus e ainda nódulos que se formam pela junção de várias espinhas inflamadas.
O principal cuidado é lavar o rosto duas vezes ao dia. E só! Quem tem pele oleosa pode ficar com vontade de lavar o rosto várias vezes, mas aí vem o efeito rebote – ao remover a oleosidade, as glândulas sebáceas passam a produzir ainda mais óleo. Depois da limpeza, hidrate com produtos próprios pra pele oleosa ou com acne.
Até o grau 2, você pode tratar em casa com produtos de venda livre, acima do grau 3 é necessário procurar ajuda médica.
Evite espremer as espinhas, isso pode piorar o grau de inflamação das mesmas, e, também uma grande mistura de produtos, por que pode levar a acne cosmética, gerada pela grande quantidade de substâncias em contato com a pele.
Maquiagem não causa acne, mas se sua pele tiver espinhas ou for oleosa, prefira produtos minerais ou oil free, que não entopem os poros. Lembrando sempre de usar demaquilante e lavar o rosto, retirando toda a make antes de dormir.
Didaticamente explicado! Gostei!
ResponderExcluir