quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Que Você Precisa Saber Sobre: Celulite (Fibroedema Gelóide)


Fibroedema Gelóide ou FEG, nome cientifico da celulite, trata-se de um espessamento não inflamatório da camada subcutânea, resultante de uma desordem localizada, envolvendo alterações estruturais, bioquímicas e metabólicas que afetam a derme, a epiderme e o tecido subcutâneo, atingindo principalmente quadris, coxas e abdômen.  Manifesta-se sob a forma de nódulos ou placas, dando origem ao aspeto “casca de laranja” da pele.


Trata-se de uma afecção benigna que, embora não ponha em risco a vida, nem seja incapacitante, compromete a função do tecido tegumentar, com consequências que afetam a vida afetiva, causando importante desconforto emocional podendo conduzir a diminuição das atividades
funcionais ou mesmo a problemas psicossomáticos. Este surge cada vez mais cedo, sendo mais frequente na puberdade, e atinge 85-98% dos indivíduos do sexo feminino, não respeitando mesmo as mulheres magras.
Envolve várias causas juntas, sendo que algumas serão mais importantes que outras, variando muito individualmente. Envolve alterações na circulação e nas células de gordura. Observa-se ainda rotura das fibras elásticas e aumento da proliferação de tecido fibroso, levando a um crescente espessamento da área. O FEG caracteriza-se por alterações da textura da pele com sucessivas saliências e depressões, perda da elasticidade, a dor à palpação profunda e presença de nódulos.
São fatores causadores da celulite:

• Desequilíbrios hormonais;
• Gênero (mulheres);
• Idade (quanto maior a idade);
• Etnia (mais caucasianas);
• Patologias (renais, metabólicas, circulatórias);
• Hábitos alimentares;
• Obesidade;
• Estilo de vida sedentário;
• Emocionais (stress e ansiedade);
• Tabagismo;
• Gravidez;
• Medicamentos (exp.: contraceptivos orais, anti-histamínicos).


A Celulite pode ser dividida em 4 graus: 

Grau 1 ou Leve
A celulite é interna, não é vista ou sentida, se a pele for apertada com força, vão aparecer furos minúsculos. Se for tratada neste estágio, a possibilidade de melhora é de 100%.
Grau 2 ou Visível 
A pele tem um aspecto acolchoado, se a pele for apertada, fica amarelada, porque há acúmulo de líquidos
. É o começo da formação dos edemas.  Surgem vasinhos arroxeados na região, graças à vazão de líquidos e não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos. 
Nesta fase, a chance de melhora é de até 80%
Grau 3 ou Intensa
A superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque.
A pele está mal nutrida e pode haver desidratação dos tecidos. A textura torna-se áspera e os poros ficam dilatados, surgem microvarizes, começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente. Mesmo neste estágio, é possível melhorar o estado da celulite em cerca de 60%.
Grau 4 ou Grave 
A celulite fica evidente até mesmo sob as roupas: as fibras formam nós e as células de gordura se agrupam de tal forma que criam nódulos, prejudicando a circulação. A região fica endurecida e dolorida. Nesta fase, a expectativa de melhora é de 30%.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Total de visualizações

Arquivos

Facebook

Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Ao Ponto Com Elas | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates