quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O Que Você Precisa Saber Sobre: Depilação

Desde a antiguidade as mulheres se depilam. Há relatos do Egito antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem às técnicas de depilação com cera (cera egípcia). Na Grécia Antiga, foi desenvolvido um instrumento denominado estrigil (varinha de cerca de 30 cm com a ponta curva).
No Brasil a carta que Pero Vaz de Caminha, fez relatando suas impressões sobre o Brasil,  o registro que as índias não possuíam pelo pubiano, imaginava-se que por genética haviam nascido sem eles, mas depois se descobriu que elas raspavam os pelos com espinha de um peixe (peixe–lixa).
Já no século XX, as coisas mudaram à medida que as roupas foram ficando mais curtas e justas, depois o hábito de arrancar os pelos passou de um conceito de estética para um hábito de higiene pessoal.
A depilação é um hábito antigo que há muitos anos está inserido como uma ação primordial tanto do senso estético como higiene.
Contudo, antes de sair se depilando por aí é preciso levar em consideração os diferentes tipos de pele, cor, quantidade de pelos e nível de sensibilidade.
Confira os processos mais conhecidos e descubra qual é o melhor para manter sua pele lisa e suave.
A depilação costuma ser dividida em definitiva e não definitiva, neste post falaremos apenas da não definitiva.

Lâmina – É a melhor opção para quem tem alergia à cera. Esqueça o mito. Depilação com lâmina não engrossa os pelos. É o jeito mais rápido, prático e barato de se depilar. A lâmina pode ser levada para qualquer lugar, não precisa de energia para funcionar e não causa dor. Contudo, pode causar alergias e irritações, escurecer a pele da área depilada e ocorrem cortes ocasionais. Além disso, duração da depilação é curta (de 2 a 3 dias).
Cremes Depilatórios – Fazem o mesmo efeito da lâmina, mas deixam a pele mais macia. Ao aplicar sobre a região a ser depilada, o creme destrói a queratina dos pelos. Depois é só retirar com uma espátula ou esponja. É rápido e agride menos a pele que a lâmina. Mas deve-se ter cuidado, pois os cremes contêm ácido, o que pode provocar irritação na pele se a pessoa for sensível a um dos princípios da fórmula. Também tem curta duração (de 3 a 5 dias).
Cera – Arrancam o pelo pela raiz, garantindo pele mais lisa, e apesar de duradora ( 20 a 30 dias) pode causar irritação e vermelhidão. Por isso, é bom hidratar e esfoliar a região três vezes por semana. É um método que pode ser aplicado quente ou frio:
  • Cera Quente: Dói menos porque o calor dilata os poros e facilita a saída dos pelos. No entanto pode aumentar problemas com vasinhos e varizes, devido à temperatura alta. É menos dolorosa que a cera fria e diminui os pelos gradativamente. No entanto, os pelos precisam estar longos para serem puxados. Ela ainda pode queimar a pele ou escurecê-la se a temperatura estiver muito quente, encravar os pelos e causar foliculite (inflamações nas saídas dos pelos que parecem espinhas).
  • Cera Fria: Diminui os pelos gradativamente. Recomendada para quem tem sensibilidade ao calor e/ou possui vasos dilatados, é mais demorada e dolorosa que a cera quente, necessita de pelos longos pra aplicação e pode causar foliculite e pelos encravados.
Linha – Conhecida também como depilação egípcia ou iraquiana. Utilizando uma linha de algodão, seda ou mesmo poliéster, esse processo retira os pelos um a um. A técnica depila desde a raiz sem machucar o folículo piloso, estrutura que dá origem ao pelo. O método costuma ser um pouco mais dolorido que a cera, mas promete uma pele sem irritação. É ideal para locais como a sobrancelha e o buço, mas também pode ser utilizado em outras regiões como axila, perna e virilha. Dura cerca de um mês. Porém, é um processo demorado e não é tão barato quanto a cera.
Depilador elétrico – Composto por múltiplas pinças rotativas que retiram o pelo pela raiz,  é um método duradouro e econômico apesar do custo inicial caro, pois depois da compra não demandam mais dinheiro. É rápido, prático e agride menos a pele que a lâmina, no entanto, é um método muito doloroso, como a cera fria, não sendo indicado para regiões como a virilha e axilas. Não deve ser usado em peles lesionadas, irritadas ou que foram expostas ao sol. Dura cerca de 20 dias.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Total de visualizações

Arquivos

Facebook

Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © Ao Ponto Com Elas | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates