As estrias são marcas do rompimento das fibras elásticas que ocorrem por distensão exagerada ou fatores hormonais. Na adolescência surge com a fase do estirão e elas são bem características na região lombar. Na gestação (durante ou logo após o parto, sim, após o parto), elas aparecem pelo estiramento do abdômen ou/e pelo ganho excessivo de peso. Aos adeptos à musculação, a hipertrofia muscular em pouco tempo também trás estrias.
Após prótese de silicone em tamanho maior que o limite, e claro, ao ganho de peso exagerado em qualquer fase principalmente na idade jovem, aparecendo entre joelhos, no abdômen (pneuzinhos/ flancos), posterior da coxa, quadril e glúteos.
Quando a pele é esticada além dos limites das suas fibras elásticas, linhas aparecem na pele por causa da diminuição da espessura da derme e epiderme. Essas linhas quando são recentes são de cor rósea ou púrpura; as antigas ficam esbranquiçadas.
As estrias róseas, as mais recentes, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local; já as brancas como são mais antigas, já ocorreu uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu tom de pele.
As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:
• Efeito Sanfona
• Crescimento rápido
• Tempestade hormonal
• Excesso de exercícios
• Gravidez
• Ressecamento da pele
Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Também é importante fazer a hidratação de todo o organismo, através do consumo adequado de água e outros líquidos. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente.
Os princípios ativos hidratantes têm mais sucesso com os chamados redensificadores dérmicos – que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea.
A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele.
0 comentários:
Postar um comentário