A esfoliação é um passo de extrema importância para se atingir esse objetivo.
Mas, você sabe o que é de fato o esfoliante? Ele é um produto que realiza uma microabrasão (polimento) na pele, física ou quimicamente, removendo parcialmente a camada córnea (formada por células mortas) e o manto lipídico (responsável por reter a umidade da pele).
Quais os benefícios da esfoliação:
- Acelera o processo de renovação celular por remoção das células mortas das camadas superficiais da pele.
- Aumenta a hidratação, pois ao melhorar a permeabilidade da pele, pela remoção das células mortas da capa córnea, ajudam na penetração dos cosméticos.
- Tornam a pele mais fina e luminosa.
Muita gente fala que esfoliação é um tratamento ultrapassado e antigo... Contudo, esfoliar a pele não é apenas um ritual de beleza, é um processo de manutenção e regeneração da pele. Tão importante quanto receber tratamento, cuidar e limpar a pele e é essencial em qualquer idade.
Esfoliação com misturas caseiras? Fuja disso, a receita com açúcar e limão pode fazer mal para a sua pele? O limão queima e mancha e os grãos de açúcar podem fazer micro cortes na pele. O ideal é um esfoliante adequado o seu tipo de pele e que tenha sido indicado por um especialista (dermatologista, esteticista ou fisioterapeuta).
Ainda
que o processo de esfoliação faça muito bem para a pele, é preciso
tomar cuidado com os excessos e respeitar o intervalo indicado. Quem tem
a pele seca ou mista, deve fazer uso de esfoliantes apenas uma vez por
semana, logo após a higienização do rosto. Já quem possui pele acneica e
oleosa, pode repetir o procedimento até duas vezes por semana, também
após a higienização.
No entanto, apesar de todos esses efeitos benéficos é preciso tomar cuidado com os esfoliantes. O creme esfoliante não é essencial para todos os tipos de pele, pois em alguns casos, o creme pode ausentar a oleosidade que protege a pele de fungos ou bactérias. É preciso ter cuidado também pra não realizar o maior erro na hora de usar o esfoliante, que é a força da aplicação. Antes de aplicar, lembre-se que a ação esfoliante já está no creme e não na intensidade da aplicação. Uma aplicação muito forte pode danificar a pele, ou retirar mais do que deveria ser retirado.
0 comentários:
Postar um comentário